Aquidauana (MS) - As escolas estaduais, Roberto Scaff (Anastácio-MS); Cândido Mariano (Aquidauana-MS) e Carmelita Canale Rebuá (Miranda-MS), todas de Autoria realizarão juntas em parceria com a Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Coordenações de Áreas das Ciências Humanas e Sociais e Coordenadoria Regional de Educação Aquidauana (CRE 1), um grandioso evento sobre o conflito que ocorreu em Mato Grosso do Sul, sendo esta a maior guerra armada da história da América do Sul, que provocou a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios.
As três escolas oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral e possuem uma Matriz Curricular diversificada que abrange as mais diversas áreas de pesquisa e ensino. Com este objetivo, a Unidade Curricular “GUERRA DO PARAGUAI: TERRITORIALIDADE, FRONTEIRAS E RELAÇÕES DE PODER” tem como proposta uma análise crítica do processo político-econômico e sociocultural relacionado a Guerra do Paraguai (1864-1870), que envolveu quatro Países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Trata-se das investigações e do debate sobre questões relativas a territorialidade, a fronteira na América Latina e as relações de poder que circundam o acontecimento histórico da Guerra do Paraguai.
Nesta perspectiva as três Unidades Escolares tendo como ponto de referência a Unidade Curricular, juntamente com os Coordenadores de Áreas: Emerson Bastos (EE Roberto Scaff), Geisely Marçal da Silva Leão (EE Cândido Mariano) e Anderson de Moura dos Santos (EE Carmelita Canale Rebuá), idealizaram este Evento. Um dos principais objetivos é participação dos Estudantes do Ensino Médio, com a proposta de enriquecer a disciplina e o debate sobre os mais diferentes linhas da Guerra do Paraguai.
Contamos com parcerias importantes para realização deste evento, como Doutores e Pesquisadores da Área sobre a guerra, tendo como convidados especiais para o dia 09/06 (Quarta-Feira), Professora Drª Ana Paula Squinelo (Brasil) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e 15/06 (Terça-Feira), teremos a honra de receber Professor Drº Eduardo Ortiz ( Paraguay).
O evento será totalmente on-line com acesso pelo Aplicativo Google Meet, onde estudantes, professores e participantes poderão acessar de suas residências ou local de trabalho, as salas que serão abertas a partir das 13h e 30min, dos respectivos dias marcados acima, contamos com parcerias como: SED/MS, CRE 1, UFMS, Asociación Cultural Mandu’arã (PY), Coordenações de Áreas de Linguagens entre outros parceiros, não menos importante. Contamos com a participação de todos.
Colocamos os links a disposição para participação de todos:
BATE PAPO DAS HUMANAS
📌
Quarta-feira, 9 de junho · 1:30 até 6:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/hzm-rtdn-wze
Ou disque: (US) +1 917-789-5375 PIN: 234 879 243#
BATE PAPO DAS HUMANAS - EMTI
📌
Terça-feira, 15 de junho · 1:00 até 7:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/zmu-ndwz-hjt
Ou disque: (US) +1 267-870-7606 PIN: 471 861 300#
Comunicação CRE 1
Publicado por: ftorres