Abertas inscrições para IV Edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia

Categoria: Olimpíada | Publicado: sexta-feira, abril 9, 2021 as 08:37 | Voltar

A OBRAC é  voltada para estudantes do EM e 9º ano do EF, com idades entre 13 e 19 anos, das escolas da rede pública e privada – urbanas e rurais. inscrições estarão abertas de 15 de março a 21 de maio de 2021.

Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (MS), através da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, informa que estão abertas as inscrições para IV Edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia, um projeto coordenado pelo Laboratório de Cartografia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ, as Secretarias de Educação do Rio de Janeiro, contando com apoio do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI.

Inscrições

A IV Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) tem abrangência nacional e está voltada para estudantes do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 19 anos, das escolas da rede pública e privada – urbanas e rurais. As equipes deverão ser compostas por quatro estudantes acompanhados de um professor, que será o técnico da equipe, podendo haver mais de uma equipe por escola. Informa-se que as inscrições estarão abertas de 15 de março a 21 de maio de 2021 e serão realizadas pelo site http://olimpiadadecartografia.uff.br.

O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, por meio de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial. Pretende-se ainda, prover aos professores o conhecimento e ferramentas inovadoras para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática. Um dos aspectos inovadores da metodologia adotada, o trabalho em equipe, tem promovido uma rica relação entre os componentes das equipes e nas escolas e tem favorecido a cooperatividade nas provas.

Fases

A OBRAC 2021 ocorrerá em três etapas, subdivididas em e fases As Etapas I e II serão realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle, que apresentam dois tipos de testes: teórico (Etapa I: Fases 1 e 2) e prático (Etapa II: Fases 1 e 2), no entanto, a Etapa III (fase 1) será presencial no (estado ou capital) Rio de Janeiro. Destaca-se que a pontuação na Etapa I consistirá do número de respostas corretas somadas ao tempo utilizado para a realização dos testes e tem caráter eliminatório. Nas provas práticas, Etapa II, as equipes que passarem nas primeiras fases da Etapa I, terão duas tarefas para realizar, estas serão divulgadas conforme o Calendário da IV OBRAC. Na Etapa II, serão produzidos vídeos sobre as atividades desenvolvidas e esses deverão demonstrar o envolvimento das equipes nas atividades propostas. As três equipes com melhor desempenho na Etapa II participarão da próxima que será a  final  no Rio de Janeiro, em uma prova prática: a corrida de orientação. As despesas da viagem para o Rio de Janeiro serão custeadas pelo Projeto OBRAC 2021.

A divulgação da Olimpíada e das informações dadas, durante o evento, são veiculadas pelo site oficial da OBRAC em: www.olimpiadadecartografia.uff.br/ , bem como pelas redes sociais como o Facebook.

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

Comunicação CRE 1

Publicado por: ftorres

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.