Para participar das avaliações, professores deverão se inscrever entre os dias 03 e 15 de dezembro de 2020.
A Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), torna público o período de inscrição para realização da Avaliação de Suficiência Linguística em Libras e Avaliação Metodológica em Libras.
Confira abaixo, na íntegra:
A Rede Estadual de Ensino dentro de um pressuposto de educação especial em ambiente escolar e inclusivo, busca oferecer um atendimento de máxima qualidade para dos estudantes surdos, promovendo a acessibilidade comunicacional de acordo com a Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5626/2005, assim o CAS iniciará processo de avaliação de suficiência linguística em Libras para professores que atuam ou pretendem atuar na Rede Estadual de Ensino como Tradutores Intérpretes de Libras e Instrutores Mediadores Modalidade Sinalizada, bem como processo de avaliação metodológica em Libras para os professores bilíngues que pretendem atuar do Atendimento Educacional Especializado – AEE para estudantes surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Estadual de Ensino.
Considerando que a avaliação linguística em Libras tem validade de 24 meses, para aqueles considerados proficientes, informa-se que essa é obrigatória para o professor nos seguintes casos:
- Avaliação linguística em Libras vencida;
- Avaliação linguística em Libras próxima da data de vencimento.
Considerando que a avaliação linguística em Libras é critério para análise curricular e designação para atuação com estudante surdo nas escolas da Rede Estadual de Ensino, informa-se que essa é obrigatória para o professor no seguinte caso:
- Avaliação linguística em Libras com proficiência insuficiente.
Para participar das avaliações de suficiência linguística em LIBRAS, os professores deverão se inscrever entre os dias 03 de dezembro à 15 de dezembro de 2020, basta acessar pelo link (clique aqui).
Considerando que para atuar no Atendimento Educacional Especializado – AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas da REE, os professores bilíngues devem ter, além da suficiência linguística, habilidade metodológica, informa-se que avaliação metodológica em Libras é obrigatória para o professor no seguinte caso:
- Professores bilíngues que tenham interesse em atuar no Atendimento Educacional Especializado - AEE de Libras como primeira Língua - L1 e de Língua Portuguesa como segunda Língua - L2 para estudantes surdos na Sala de Recurso Multifuncional.
Para participar das avaliações metodológicas em Libras, os professores bilíngues deverão se inscrever entre os dias 03 de dezembro à 15 de dezembro de 2020, basta acessar pelo link (clique aqui).
Ressalta-se que, as avaliações serão por meio de aplicativo de comunicação, e o participante não precisará se deslocar até o CAS em Campo Grande.
Com isso, solicita-se especial gentileza dessa unidade escolar, no apoio tecnológico aos profissionais que não dispuserem de recursos para a inscrição ou a avaliação, se possível.
O deferimento das inscrições será publicado no site da Secretaria de Estado de Educação no dia 18 de dezembro de 2020 e o cronograma de avaliações será definido conforme quantitativo de inscrições deferidas.
Destarte que as avaliações acontecerão de 07 de janeiro à 25 de janeiro de 2021, para aqueles que tiveram suas inscrições deferidas. Os inscritos receberão por e-mail: a data da avaliação, o link de acesso e outras orientações referentes ao processo avaliativo.
Publicado por: Vinícius Espíndola
Publicado por: ftorres