“Abertura ao Novo” é tema de ação promovida pela CRE de Aquidauana – MS

Categoria: Educação de MS, Geral | Publicado: quarta-feira, março 22, 2023 as 10:04 | Voltar

A Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana realizou no dia 15 de março de 2023, uma ação na qual se destacou a competência socioemocional “Abertura ao novo”. A equipe reuniu diversos profissionais da área pedagógica para o desenvolvimento dessa atividade. Nas visitas realizadas as escolas EE Caetano Pinto, EE Carmelita Canale Rebuá e EE Dona Rosa Pedrossian, em Miranda, a CRE 1 reuniu-se com gestores escolares, gestores pedagógicos e professores; a cada visita observou-se uma carinhosa acolhida e uma parceria a ser construída. Ambas as partes se posicionaram favoráveis ao estudo de novas ideias, olhando para o desconhecido e buscando implantar técnicas inovadoras em relação ao que já está sendo realizado. Sabe-se que essa proposta parte para novas metodologias e consequentemente, surge a imaginação criativa, o interesse artístico e novos desafios.

Essa conversa de cunho cognitivo e afetivo ocorreu em um ambiente agradável e fez com que todos se sentissem à vontade para falar de suas dificuldades, dos principais pontos de atenção e também das práticas exitosas. Por meio da escuta ativa, ofereceu-se feedbacks para uma nova agenda, com temas a serem abordados de acordo com a realidade e identidade de cada escola. Nesta ação, a presença da psicóloga Sara Fernandes e da assistente social Amanda Rivarola, contribuiu muito com a aprendizagem do grupo, pois trabalhar com esses profissionais no mesmo foco, provocou maior ênfase na resolução de problemas e na construção do conhecimento. Nesse contexto, o gestor da escola destacou: “ Planejar em equipe não é simples, porém as vivências e opiniões dos envolvidos facilitaram o trabalho de todos. Essa atitude contribuiu para a tomada de decisões na escola e favoreceu o surgimento de novas abordagens mais motivadoras para todos! ” Foi um dia produtivo, de grande aprendizado!

Publicado por: Josue Cabral da Silva