CRE 01 acompanha o Programa Mais Alfabetização nas escolas

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 4, 2018 as 09:18 | Voltar

 

Aquidauana (MS) - As professoras Tânia Maria Costa Marques e Lourdes Casanova ambas da CRE 1 realizaram acompanhamento do trabalho em algumas escolas jurisdicionadas (EE Maria Corrêa Dias, EE Carlos Drummon, EE Roberto Scaff, EE Felipe Orro, EE Antônio Trindade e EE Marechal Deodoro da Fonseca) em relação ao Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. O programa é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Visita a EE Carlos Drummon de Andrade

O Programa Mais Alfabetização cumpre a determinação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017), quando diz que, nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades, para que os alunos apropriem-se do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

O seu objetivo é fortalecer e alicerçar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Para isso, o Ministério da Educação garantirá apoio adicional, prioritariamente no turno regular, do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais para unidades escolares não vulneráveis, ou de dez horas semanais para as unidades escolares vulneráveis.

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.