O objetivo do encontro foi destacar o desenvolvimento e a aplicabilidade das práticas dos professores no processo ensino e aprendizagem dos estudantes.
Campo Grande (MS) - A Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana (CRE-1) promoveu encontro com professores alfabetizadores, intitulado “Chá das três – diálogos com as professoras alfabetizadoras: trocas de práticas pedagógicas”, organizado pela Técnica Tânia Maria Pereira da Costa Marques, responsável pelo acompanhamento da proposta de orientações didáticas 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
Participaram do evento professoras e coordenadores dos municípios de Aquidauana e Anastácio das escolas: EE Prof. Antônio Salústio Areias; EE Prof.ª Dóris Mendes Trindade; EE Felipe Orro; EE Roberto Scaff; EE Carlos Drummond de Andrade e EE Indígena Guilhermina da Silva e as professoras Selma Aparecida Borges e Shirley Almada Morais, representando a Coordenadoria de Políticas do Ensino Fundamental (COPEF), da Secretaria de Estado de Educação (SED).
O objetivo do encontro foi destacar o desenvolvimento e a aplicabilidade das práticas das professoras alfabetizadoras no processo ensino e aprendizagem dos estudantes, pautando as ações didáticas dentro da proposta “Alfabetização Orientações Didáticas”.
A equipe da CRE-01 preparou um ambiente acolhedor para que todos pudessem se sentir bem recepcionados e, assim exporem as reflexões, registros e intervenções em diferentes situações de aprendizagem e avaliações desenvolvidas por professores e estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, visando a potencialização na perspectiva do letramento, considerando a questão da heterogeneidade.
Ressalta-se que o momento em que os professores iniciaram seus relatos, destacando a importância das atividades, a efetiva aplicabilidade e como realizaram as adequações a realidade de cada escola foi o ponto alto do encontro. Todas foram unânimes em destacar que após o desenvolvimento da proposta, os estudantes apresentaram um avanço expressivo na aprendizagem e melhora no índice de frequência nas aulas, pois as mesmas estão motivadoras e contextualizadas, fatores estes que levam ao melhor aproveitamento das atividades.
Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior/SED - MS.
Comunicação CRE 1.
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