Aquidauana (MS) - O Projeto “Arte Muralista: Harmonizando o ambiente escolar com a fauna, com a flora e com a cultura da nossa terra” surgiu a partir do anseio da jovem diretora Izamara Nunes Albuquerque em trazer mais vida e cor para a cidade, mais em específico, para o ambiente escolar da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, localizada em Miranda.
Um sonho que foi fortalecido a partir do contato com o estimado artista campo-grandense Apres Gomes Neto Apres Gomes, que já havia desenvolvido essa arte junto a outros artistas campo-grandenses e aquidauanenses em uma escola na capital do nosso Estado. Apres foi mediador do diálogo junto aos demais artistas e coordenou todas as ações com muita maestria, resiliência e talento.
E foi nos dias 30, 31 de agosto e 01, 02 e 03 de setembro de 2021 que a ação aconteceu com a ilustre participação de 7 artistas campo-grandenses como Pedro Guilherme Pedro Guilherme Garcia Góes, Apres Gomes Neto, Antonio Lima António Lima Artes, Maurício Saraiva Mauricio Saraiva, Ruan Quevedo Ruan Pina Quevedo, Ana Luíza Martins e sua filha Maíra Espíndola, e uma aquidauanense, Sonia Costa Correa, Sonia Costa Correa equipe de artistas que trouxeram valores que vão muito além de seu talento e experiência, aqui deixaram um legado de simplicidade, carinho, respeito, amor e respeito à nossa cultura, à nossa fauna, à nossa flora e ao nosso povo.
Eles estiveram instruindo e norteando todas as pinceladas junto aos estudantes que protagonizaram o evento do início ao fim, desde a abertura abrilhantando com canções regionais, encaminhando os artistas aos espaços locais destinados a receber esta arte e principalmente por deixarem suas marcas por meio de desenhos e pinceladas em cada obra aflorada em nosso espaço, com temas tão significativos e representativos do nosso local.
A comunidade escolar ficou vislumbrada com o toque cheio de carinho, amor e talento deixado por cada artista em nosso meio. Foram dias fantásticos, envolventes e oportunos para um crescimento integral àqueles que puderam vivenciar tamanha beleza, ousadia e alcançar grandes voos de uma maneira surreal nesse momento tão rico, dinâmico, alegre e oportuno.
Houve uma mobilização surpreendente com o envolvimento de toda a comunidade escolar: alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pais, funcionários, professores, coordenadores, gestores, APM e Colegiado Escolar, amigos da escola da sociedade em geral. Ressalta-se que a equipe escolar abraçou a ideia e se dedicou continuamente para que toda a dinâmica acontecesse com eficiência e sucesso, como de fato aconteceu nos mínimos detalhes, respeitando o calendário e horário escolar, o protocolo de biossegurança, disponibilizando nutritivos e deliciosos lanches, um ambiente limpo e agradável e bem coordenado e assessorado pela equipe tão engajada e dinâmica de professores, coordenadores e gestores. Por outro lado, contaram com a parceria da sociedade mirandense e a prefeitura municipal de Miranda que esteve contribuindo e cooperando de diversas formas para que o projeto pudesse ter sido concretizado, contribuindo com os custos do Projeto.
Contaram também com a presença em todos os dias da ex-aluna e grande artista local Sherry Maia Sherry Maia, a qual além de vivenciar o momento esteve também dialogando em todo o tempo com os alunos no sentido de abrirem seus olhares para sentirem toda a transformação que ali acontecia, pois além de artista é uma grande arteterapeuta muito sensível ao movimento artístico histórico que aconteceu em nosso município. É notável a abertura e a ampliação do olhar dos nossos jovens alunos protagonistas, os quais amaram o momento e o excelente resultado da produção e que tiveram o privilégio de “Aprenderem a conhecer, Aprenderem a Fazer, Aprenderem a Conviver e Aprenderem a Ser” de uma maneira tão dinâmica, surpreendente e atuante, ampliando a sua formação pessoal, emocional, sociocultural e profissional.
Voltar às aulas de maneira presencial após 1 ano e meio de pandemia e ter uma vivência tão nobre, cheia de vida e cor transformou totalmente a vida de cada um que aqui compõe a equipe escolar e o ambiente da Escola da Autoria Carmelita Canale Rebuá, a primeira escola a oferecer Ensino em tempo Integral em nossa cidade. A equipe da Escola Carmelita está com o coração irradiante e transbordando de alegria e gratidão, primeiramente, à Deus por ter presenteado e cuidado de cada detalhe do projeto, e também por ter contado com o apoio de grupos e pessoas tão importantes que sonharam junto com a escola por acreditarem em uma educação melhor e de qualidade, que nos envolveram com a sua força, carinho e que lançaram a sua semente para que este projeto pudesse ter sido efetivado com sucesso como:
- Prefeitura Municipal de Miranda, representada pelo nosso querido Prefeito Fábio Florença; Fabio Florença.
- Secretário Municipal de Educação, Ney Carlos Moraes Pinheiro; Ney Pinheiro.
- Coordenadoria Regional de Educação da Rede Estadual de Ensino, representada pela Professora Coordenadora Gleide Godoy, o Professor Coordenador Adjunto Josué Cabral e a professora madrinha da Escola Cândida Cunha; Josué Cabral Cândida Alves Cunha.
Galeria:
Fonte: Diretora Izamara.
Publicado por: ftorres