A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou o I Encontro das Coordenadorias Regionais da Educação, em Campo Grande nos dias 13/03 e 14/03. O objetivo deste momento visou fortalecer a gestão educacional com foco no educar pela pesquisa e no protagonismo juvenil. As 12 Coordenadorias Regionais estiveram presentes neste momento familiarizando como suas atribuições de acompanhamento, monitoramento e coordenação das atividades educacionais que lhe são jurisdicionadas.
A secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, participou na manhã desta terça-feira (14) do encontro e destacou a importância do resgate das Coordenadorias. “Mato Grosso do Sul, um Estado de dimensão geográfica enorme, era o único do país sem regionais. Observou que tem visto o envolvimento e a garra dessas pessoas, que estão colocando o trabalho à disposição da educação de qualidade. Estamos aqui para servir a escola e os professores, enquanto a escola serve o aluno, para que ele aprenda, não reprove e não abandone”, destacou a secretária.
O encontro, com três dias de duração, reúniu cerca de 200 profissionais entre coordenadores regionais, coordenadores de Programas Educacionais, gestores pedagógicos, gestores da rede e normatização, gestores de Tecnologia Educacional, supervisores de Gestão Escolar e professores formadores. A secretária reforçou que “Esta é uma oportunidade para nós nos conhecermos mais, conhecermos a realidade de cada regional e fazermos um alinhamento entre o órgão central, que está em Campo Grande, e nós, que estamos mais distantes, proporcionando um trabalho de mais agilidade e com mais qualidade”, afirmou o coordenador regional de Educação de Dourados, Nei Elias Coineth de Oliveira.
Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e consultor da SED, Pedro Demo estevepresente no segundo dia de evento e apresentou a argumentação fundamental utilizada na educação estadual de Mato Grosso do Sul. “Nosso interesse é a aprendizagem do estudante. Toda boa aprendizagem tem como protagonista o aprendiz, não a aula, não o professor. O professor é mediador, é papel do professor cuidar para que o estudante aprenda”.
FONTE: SED
Publicado por: tmotta@fazenda.ms