Evento foi marcado pela referência ao Regime de Colaboração.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 3, 2018 as 08:34 | Voltar

Obra, de autoria do professor Pedro Demo, contribui para as práticas pedagógicas, com maior ênfase sobre os estudantes e os processos autorais por meio de pesquisa.

Campo Grande (MS) – A aprendizagem pode ser transformadora se instigar o aprendiz a tomar conta do processo como protagonista. Partindo dessa premissa, o professor Pedro Demo, consultor da Secretaria de Estado de Educação (SED), contribui com questionamentos e propostas a respeito de práticas que possam favorecer o desenvolvimento da autonomia e da autoria dos estudantes.

A fim de ampliar o leque de possibilidades de ação dentro desse contexto, a SED publica, neste mês de novembro, o e-book “Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante”, em que o professor aborda temas relevantes para essa mudança de postura e para a redefinição dos papéis dos atores envolvidos no processo de construção dos conhecimentos, propondo a superação de paradigmas que durante décadas nortearam o entendimento do que é aprender.

Obra publicada pela SED, de autoria do professor Pedro Demo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A obra traz contribuições para repensar as práticas pedagógicas, deslocando o foco da discussão, tradicionalmente voltado para o ensino e para o papel do professor, em direção à ideia de aprendizagem, com maior ênfase sobre os estudantes e os processos autorais por meio de pesquisa.

Na publicação, Pedro Demo faz, ainda, uma crítica sobre diversos conceitos e metodologias e elabora uma série de pequenos ensaios que trazem propostas voltadas para o trabalho interdisciplinar, baseado na observação sistemática da realidade para a elaboração de projetos, de modo a ilustrar algumas possibilidades de trabalho para os educadores interessados em práticas inovadoras com seus estudantes.

Acesse a publicação, disponível para download livre e gratuito, abaixo:

eBook: Atividades de Aprendizagem – Pedro Demo

Fonte: Daniel Amorim / CFOR

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.