MS Alfabetiza tem por escopo estabelecer condições necessárias para que os estudantes da rede pública de MS adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.
Campo Grande (MS) – Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), lançou, na segunda-feira (25.10), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Campus Capital), o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, em parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).
Governador Reinaldo Azambuja mencionou, na abertura do evento, para prefeitos e secretários municipais de Educação, parlamentares, da gratidão pela adesão de 100% dos municípios no Programa MS Alfabetiza, “saudação a bancada federal pelo apoio às universidades de MS, a bancada estadual pela aprovação do programa que é uma política de estado, aos municípios pela adesão das 79 cidades em regime de colaboração que é primordial para o programa que veio para fortalecer a alfabetização e melhorar índice de aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, enfatiza.
Reinaldo mencionou que a Rede Estadual de Ensino conta hoje com 98 unidades escolares em 46 municípios de MS, que ofertam ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”, São 21.9 mil estudantes que participam deste sistema de ensino que é referência nacional, ”pretendemos para 2022 implantar em mais 34 unidades escolares da REE, atendendo mais de 10 mil novos estudantes, sendo assim, vamos saltar para 132 escolas, considerando 347 escolas na REE, teremos 40% delas ofertando ensino em Tempo Integral”, enfatiza Reinaldo.
Governador lembrou aos prefeitos e secretários municipais de educação presentes, a importância do ensino técnico profissionalizante “são janela de oportunidades para crescimento local, a SED está de portas abertas para unirmos forças em prol a educação. Não separo educação por partes, tem que ser ao todo, temos que unir forças, municípios, estado e universidades para uma educação com excelente qualidade”, finaliza Azambuja.
Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta lembrou que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. “diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração entre Governo de MS e municípios, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais”, destaca Cecilia Motta.
O diretor presidente da Associação Bem Comum, Veveu arruda, relatou que a instituição tem como projeto de vida erradicar analfabetismo, “dias como este hoje adula o coração, são sentimentos de três forças importantes que nos traz neste momento ímpar, a força silenciosa das crianças matriculadas em MS, força política com presença do governador em regime de colaboração e a força do desejo da transformação que engaja, governo, município, familiares e unidades escolares, em prol a erradicação do analfabetismo em Mato Grosso do Sul”.
Presidente da UNDIME Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, lembrou do grande desafio que os municípios têm, “São 79 municípios que aderiram ao programa, isso mostra responsabilidade, compromisso e gratidão. O governo de MS está sempre trabalhando em regime de colaboração, hoje cada prefeito, cada gestor educacional irá contribuir com trabalho, determinação para que possamos, com responsabilidade, perante a comunidade sul-matogrossense, lutar para uma educação de qualidade”.
MS Alfabetiza
O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.
Sabe-se que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica; diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração, esta Secretaria busca a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Para atingir esse objetivo, o Estado de Mato Grosso do Sul celebra a parceria com municípios sul-mato-grossenses, tendo como objetivo viabilizar e fomentar a colaboração entre a Rede Estadual e as redes municipais de ensino, por meio de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e da melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
Eixos
O Programa MS Alfabetiza contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.
Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.
Investimento
Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.
Fotos: Renata Novaes
Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior
Publicado por: ftorres