Proposta “Alfabetização – Orientações Didáticas – 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental”

Categoria: Destaque | Publicado: quinta-feira, dezembro 19, 2019 as 15:11 | Voltar

A Secretaria Estadual de Educação (SED) juntamente com a CRE1/Aquidauana desenvolveu este ano a Proposta “Alfabetização – Orientações Didáticas - 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental” em algumas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria Regional de Educação Aquidauana com objetivo de acompanhar e a mediar o trabalho pedagógico com avaliações que visam garantir o avanço no processo de alfabetização, a ampliação das possibilidades de interferência e o direcionamento do olhar dos educadores para as necessidades específicas dos estudantes.

Nessa possibilidade de proposta permite aos professores alfabetizadores, um trabalho coletivo, a buscar novos procedimentos metodológicos e trabalhar com diferentes materiais didáticos atendendo aos estudantes no processo de ensino e aprendizagem o desafio de aprender a ler e escrever.

Os estudantes realizaram três avaliações e com os resultados foi criado inúmeras tabelas e gráficos de cada escola sobre o desempenho dos estudantes na Proposta “Alfabetização – Orientações Didáticas - 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamenta I" e com os dados faz-se necessário refletir sobre quais conhecimentos e habilidades precisam ser desenvolvidos em 2020.

Os profissionais envolvidos na proposta demonstraram dedicação exclusiva aos estudantes e os mesmos conquistaram ótimos resultados e aprendizado; e a equipe da SED responsável pelo projeto realizou orientações durante o ano tornando o projeto ativo. “Aprender a ler e escrever se faz assim uma oportunidade para que mulheres e homens percebam o que realmente significa dizer a palavra: um comportamento humano que exige ação e reflexão. Dizer a palavra em sentido verdadeiro, é o direito de expressar-se e expressar o mundo, de criar e recriar, de decidir, de optar” Paulo Freire.

 

Comunicação CRE 1.

Publicado por: ftorres

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.