SED abre inscrições para formação continuada em Língua Portuguesa

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 17, 2016 as 14:58 | Voltar

A Secretaria de Estado de Educação - SED, em continuidade à formação continuada para os professores, de todos os componentes curriculares, que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, realiza mais uma etapa da capacitação “A Leitura e Produção Textual para Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2016”.

Para participar, o professor interessado deverá preencher a ficha de inscrição, disponível no link: http://goo.gl/forms/MKIs3wBFub, até 20 de agosto. No entanto, informa-se que as vagas são limitadas, por isso o cursista contemplado receberá um email de confirmação posterior à sua inscrição.

Esta formação em Língua Portuguesa está sendo ofertada aos professores de outros componentes curriculares, além dos de Língua Portuguesa, pois a SED considera que todas as esferas da atividade humana, estão sempre relacionadas com a utilização da língua e, a primeira condição para a afirmativa de que somos brasileiros é a de falante da Língua Portuguesa. Para tanto, é preciso saber fazer uso da língua oral e escrita em todas as instâncias de comunicação.

A formação será aberta aos professores efetivos e convocados. A área do conhecimento Língua Portuguesa com base na “Leitura e Produção de Textos” permeará todos os componentes curriculares e propiciará aos professores momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas trabalhadas, enfatizando que a reflexão permeia os valores, interesses, transformação, reconstrução da vida social e os percursos da experiência da formação e da prática pedagógica. É fundamental que os professores percebam o real objetivo da formação e das temáticas a serem trabalhadas, para que possam reverter o conhecimento apreendido aos alunos, dentro do seu componente curricular.

A SED organizará um cronograma de formação que vise à melhoria da educação do Estado. A formação, inicialmente, como projeto piloto em escolas de 22 municípios, terá carga horária de 40 horas dividida em três etapas: 16 horas presenciais, totalizando dois encontros e 24 horas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Com esta capacitação, a SED reforça a importância da formação continuada aos professores da rede e a melhoria da aprendizagem no Estado, considerando que manter-se atualizado sobre novas metodologias e desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes é um dos principais desafios da profissão educador.

A relação com as escolas contempladas para participarem dessa formação, no segundo semestre, estão disponíveis AQUI, as demais já foram contempladas no primeiro semestre.

Fonte: SED/MS

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.