SED abre, nesta terça-feira, período de consulta do Currículo de Referência do Ensino Médio

Categoria: BNCC/ENSINO MÉDIO | Publicado: segunda-feira, outubro 28, 2019 as 08:31 | Voltar

Plataforma será lançada em evento no Centro de Formação e Pesquisa Profª Drª Mariluce Bittar e ficará à disposição para acesso até o dia 17 de novembro.

Campo Grande (MS) – Na terça-feira, dia 29 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação (SED) oficializa a entrega da versão impressa do Currículo de Referência da Educação Infantil e Ensino Fundamental. No mesmo dia, a pasta vai iniciar um importante passo para a construção do referencial curricular do Ensino Médio: a abertura do período para consulta pública.

Construído no decorrer de 2019, o Currículo de Referência do EM – norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – foi elaborado considerando a Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que estabelece mudança na estrutura do ensino médio. Com caráter normativo, a BNCC define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais no âmbito da Educação Básica, além de nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Assim como na BNCC, o Currículo de Referência para o Ensino Médio, em fase de elaboração, é estruturado de forma não seriada e com as competências e habilidades organizadas por área de conhecimento. Em sua composição, as áreas são introduzidas por um texto explicativo, seguido de um organizador curricular que contempla as competências, componentes curriculares, eixos temáticos, habilidades, objetos de conhecimento e sugestões didáticas.

Consulta Pública

A fim de contar com a colaboração de toda a Rede Estadual de Ensino na escrita desse documento, a SED inicia o período para Consulta Pública do documento a partir do dia 29 de outubro, com o término em 17 de novembro. O acesso (disponível a partir da abertura da consulta) poderá ser realizado pelo portal de sistemas da pasta, neste link.

Vale ressaltar que a leitura prévia da BNCC é fundamental a fim de que as sugestões alcancem mudanças no cotidiano escolar, uma vez que toda a sociedade, em especial os professores, têm a oportunidade de colaborar, assim como a responsabilidade de fazer parte da história de construção do documento.

Em caso de dúvidas e informações adicionais, o atendimento será realizado pela Coordenadoria de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP) e pela Assessoria de Implementação da BNCC, pelos telefones (67) 3318-2341, 3318-2286 e 3318-2367.

Publicado por: Vinícius Espíndola
Comunicação CRE 1.

Publicado por: ftorres

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.