Processo formativo terá 4 módulos presenciais e a distância, abordando princípios norteadores do Currículo e reformulação dos Projetos Políticos-Pedagógicos
Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MS), estão realizando a Formação Continuada de Implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, a formação ocorreu, na quarta-feira e quinta-feira (29 e 30.05), no Centro de Formação Mariluce Bittar, e também nos municípios de Corumbá, Aquidauana e Jardim nas CREs. No sábado (1.06), as escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul participaram do processo formativo, para implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Coordenadora de Políticas para a Educação Infantil, Luziette Aparecida da Silva Amarilha, em Mato Grosso do Sul, o processo formativo compreenderá o período de maio a novembro de 2019, com a realização de 4 módulos presenciais e atividades a distância que evidenciarão os princípios norteadores do Currículo para a reformulação dos Projetos Políticos-Pedagógicos. Continua-se com o Regime de Colaboração entre as redes estadual e municipais, tendo em 2019 a abrangência de 78 dos 79 municípios do estado.
O processo formativo de 2019 ocorre, a partir do ProBNCC, com a elaboração das formações pelos redatores-formadores e o desenvolvimento das formações perpassa por formadores regionais e formadores locais. “Os formadores locais são os coordenadores pedagógicos que realizam o processo formativo com os professores, a partir do que foi experienciado com os formadores regionais”, menciona Luziette Amarilha.
Conforme o Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Queiroz Daher, no dia 1° de junho será o ponto de partida para o processo ser realizado nas escolas, “este primeiro módulo tem como objetivo proporcionar discussões dos princípios norteadores da BNCC, na perspectiva do Currículo de Referência de MS, voltadas ao Projeto Político-Pedagógico e à Educação Integral, com foco nos estudantes das escolas públicas”.
Formadores regionais
Concomitantemente, entre os dias 28 de maio e 7 de junho, os redatores-formadores estão com os formadores regionais para o desenvolvimento das atividades do Módulo 2. Os formadores regionais atuam na perspectiva de multiplicar a formação numa extensão geográfica mais próxima dos formadores locais, ou seja, dos coordenadores pedagógicos. Assim, temos o estado de Mato Grosso do Sul dividido geograficamente em 12 regiões, que possuem grupos específicos de formadores regionais.
Este módulo objetiva promover a reflexão sobre a prática cotidiana, considerando as contribuições da neurociência e das competências para o século XXI, com vistas ao processo de implementação da BNCC e do Currículo de Referência de MS.
Os próximos módulos abordarão possibilidades metodológicas e avaliativas em consonância com os princípios norteadores do Currículo. Além disso, serão discutidos os Temas Contemporâneos e a estrutura do Currículo de Referência de MS para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior
Fonte: SED/MS
Publicado por: ftorres