Evento ocorreu na última terça feira (04.02), no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF).
Campo Grande (MS) – Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED) da Secretaria de estado de Educação (SED), juntamente com equipe da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), estiveram, na última terça-feira (04.02), reunidos, no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF).
O intuito da reunião foi socializar o alinhamento e planejamento dos trabalhos da SUPED em 2020, bem como orientar sobre os marcos legais, institucionais e pedagógicos relativos à reestruturação do ensino médio e da educação profissional. A pauta teve tanto propósito informativo quanto formativo.
Atualmente a SUPED conta com as seguintes coordenadorias: Coordenadoria de Normatização das Políticas Educacionais (CONPED), Coordenadoria de Políticas Específicas Para Educação (COPEED), Coordenadoria de Políticas Para a Educação Infantil (COPEI), Coordenadoria de Fluxo (CCORF), Coordenadoria de Políticas Para Educação Especial (COPESP), Coordenadoria de Políticas Para o Ensino Fundamental (COPEF), Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED) e Coordenadoria de Políticas Para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP).Superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Queiroz Daher, explicitou sobre o organograma e funcionalidade das oito coordenadorias que compõem a SUPED no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).
Mais que informação, o superintendente acentuou que o conhecimento das funções e trâmites das coordenadorias é indispensável para o desempenho exitoso das atividades da SUPED e, em seu conjunto, da Secretaria de Estado de Educação.
O assunto principal da reunião, de acordo com superintendente Hélio Daher, foi referente a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul, “a equipe COPEMED está trabalhando para que seja uma referência de estudo, pesquisa e eficiência nos procedimentos no tocante ao histórico da BNCC, princípios filosófico-pedagógicos e dispositivos legais que, consubstanciam a implantação do novo ensino médio e a educação profissional”, enfatiza
Na reunião, foram expostos tópicos relativos à BNCC, tendo como referência o processo de sua elaboração pelo MEC e, por fim, os dispositivos legais que consolidam a BNCC vigente. Referentemente ao marco legal, a exposição abordou aspectos da Lei nº 13.415, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, implementando as mudanças previstas para o Novo Ensino Médio, como o aumento da carga horária mínima, a ampliação das escolas de tempo integral e a possibilidade de que todos os estudantes da etapa escolham caminhos de aprofundamento dos seus estudos.
Também foram debatidas a Resoluções nº 3 e 4, que, respectivamente, atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, “ a questão legal vinculada ao nosso cronograma para a implantação do novo ensino médio em MS, é um desafio, estamos empenhados para cumprir, ainda neste ano a arquitetura curricular e a organização das matrizes curriculares que contemplem os itinerários formativos”, finaliza Daher.
Fotos: Cid Nogueira
Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior
Publicado por: ftorres