Neste sábado e domingo (10 e 11 de novembro), ocorre o I Encontro de Egressos e Egressas Indígenas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Anfiteatro Central Dourados da Unidade de Dourados. O evento discutirá o tema ‘‘Diálogos da Pós-Formação: novos sujeitos, novos olhares’’.
A palestra de abertura “A presença indígena nas universidades: das primeiras discussões ao momento atual” será ministrada pelo professor Dr. Antônio Carlos de Souza Lima, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na manhã de sábado, também acontecerá a palestra “Ações Afirmativas na UEMS: conquistas e desafios”, com a professora Beatriz dos Santos Landa, da UEMS.
No período vespertino serão realizadas quatro meses redondas: “Políticas afirmativas para a permanência e na Pós-Graduação: desafios e possibilidades”; “Desafios na formação e na pós-formação: licenciaturas”; “Desafios na formação e na pós-formação: bacharelados e tecnológicos”; e “Desafios na formação e na pós-formação: os reflexos da participação de indígenas na política contemporânea”.
Os Grupos de Trabalho (GTs) farão as discussões no domingo, no Hotel Grandelli, com encerramento às 12h.
O evento é realizado pela UEMS e pelo Programa “Rede de Saberes”, com apoio da Fundação Ford.
UEMS
A UEMS foi a primeira Universidade brasileira a reservar 10% de vagas de todos os cursos para indígenas. Atualmente a Universidade tem cerca de 300 matriculados e já formou, aproximadamente, 200.
Serviço:
Data: 10 e 11 de novembro de 2018
Local: Anfiteatro A da UEMS-U.U Dourados / Hotel Grandelli (Domingo)
Horário: Sábado das 8 às 19h / Domingo das 8 às 12h
Informações: Rede de Saberes-Tel. 3902-2635
Publicado por: tmotta@fazenda.ms